Sedentariamente e sem esforço físico algum, fora mover o mouse sobre a imagem e clicar com o botão direito, daqui.
sábado, 22 de novembro de 2008
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
Lula analisa avião movido a Etanol
Analisando, sei… Dá pra entender a curiosidade do nosso Chefe Maior. Veja ali no canto da imagem, no bico do avião, um pequeno, mas completo, detalhe.
Diretamente do G1, aqui.
Brasília de roupa nova
Direto do Autonews: Blog de designer propõe nova VW Brasília.
É… inspirado num Audi, mas ainda tem um detalhe da Brasília original (veja na imagem próximo da lanterna traseira).
Veja mais imagens na postagem original e ainda a releitura do Chevrolet Opala.
Já pensou se começassem a fazer propostas de novas versões feições de pessoas? Até já vejo o sucesso de releituras de personagens históricos como Moisés, Maomé, Che, Jeremias, Bozo…
PS: Algum designer entre nós, que quiser começar uma categoria com um nome melhor do que “novas feições de pessoas”, fique à vontade.
Intel Core i7
Se você está pensando em comprar seu tão sonhado Core 2 Duo, ou então já juntou um pouco mais de dindin e vai investir num Core 2 Quad, talvez uma novidade o faça esperar um pouco mais. A Intel lançou no último dia 17 o novíssimo Core i7, um processador de quatro núcleos, mas, novidade, quatro núcleos HT! Quem teve a felicidade de ter um Pentium 4 HT sabe bem o que isso significa -- ou você pode até não ter tido um e saber do que se trata, como eu ;) – o SO entende, virtualmente, 8 núcleos!
Os modelos e seus preços são os seguintes:
- Core i7 920: 2.66 GHz, $ 284,00
- Core i7 940: 2.93 GHz, $ 562,00
- Core i7 965 (Extreme Edition): 3.20 GHz, $ 999,00
Não quero nem ser eu quando a preview inventar de fazer overclock num desses aí.
Quer saber mais, veja aqui.
Notícias que dão dor no estômago – parte 1
Olhem bem a cara do cidadão aí e incluam-no nas suas orações injuriadas de todos os dias. O sr. Sandro Mabel -- e mais um monte daqueles
paspalhos entendidos que ficam lá no Plenário fazendo Deus sabe o quê -- passaram quase 10 horas votando um projeto de lei que prevê alterações na Reforma Tributária. Entre as propostas está a inclusão e um aumento gradual da cobrança de ICMS para Software.
A esperança é o projeto não passar na votação da Câmara. Mas é bem fácil perceber a intenção malígna dos nossos políticos.
Dá até dó, não é? Ficaram a madrugada toda trabalhando. Proezas que muitos de nós não têm coragem de sequer pensar em fazer.
E ainda querem que se compre software original nesse País.
Lamentável!
Novo Nokia N96
No Mobile World Congress 2008 em Barcelona/Espanha a Nokia anunciou o lançamento da sua mais nova aposta em telefonia celular, o N96. Dentre as novidades destacam-se: uma tela ampla de (pasmem) 2,8 polegadas, memória interna de 16 MB e suporte a vídeos de vários formatos. Mas o que mais me chamou a atenção foi o vídeo promocional do celular.
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
Beldades divulgam a bola da Copa das Confederações
Participantes do concurso Miss Universo posam com a bola oficial da Copa das Confederações. Até aqui, tudo normal. O que não se espera é que uma das fotos tenha uma não-beldade, por assim dizer. E com essa camisa até parece que a filha do Dunga é consultora de moda do rapaz. Ou então ele estava só querendo se enturmar.
Olha aqui de onde veio isso.
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Plug-ins para o WLW
Fontes de plug-ins para o Windows Live Writer:
Dentre os plugins listados nestes sites, gostaria de mencionar alguns muito importantes:
- Code Syntax Highlighter e o Code Snippet Plugin
- Paste Clipboard as Html
- SkyDrive Attachment Plugin
Pra quem não conhece, o SkyDrive é um serviço gratuito da Microsoft para armazenamento e compartilhamento de arquivos. Muito bom, por sinal.
Usando o Windows Live Writer
O Windows Live Writer (WLW) é uma poderosa ferramenta para auxiliar na publicação de conteúdo on-line. É possível utilizá-lo como alternativa off-line para publicar conteúdo em diversos serviços de blog como wordpress e blogger (blogspot); além do já diretamente integrado live spaces. Este é um pequeno tutorial de utilização desta ferramenta no blog da Fábrica de Software do CEULP.
Instalação
Em primeiro lugar, acesse http://download.live.com/writer e faça o download do WLW. A instalação é simples, bastando seguir os passos:
1 – Informar que você já possui um blog configurado.
2 – Na tela de escolher tipo do blog, informar “Outro serviço de blog”.
3 – Configurar o endereço do blog e sua conta para acesso. Neste caso, use sua conta do google.
Ao clicar em “Próximo”, o instalador irá baixar conteúdo do blog.
O WLW pode armazenar conteúdo do blog e das suas postagens em uma pasta temporária.
Após uma instalação bem sucedida, surge a tela de confirmação…
…e, a seguir, a tela inicial já no modo de edição de uma postagem.
É possível inserir conteúdo bastante diverso nas suas postagens, desde imagens a tabelas e vídeos. No caso de imagens, o WLW faz o upload automático para um serviço gratuito de armazenamento de arquivos; no caso de vídeos, é possível fazer o upload para uma conta existente no youtube.
Há ainda a possibilidade de estender as funcionalidades do WLW através de plugins. Em breve falaremos aqui sobre alguns plug-ins interessantes e, ainda melhor, sobre como escrever um plug-in próprio – por exemplo, para publicação de conteúdo no Portal.
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Escrevendo código-fonte
O blogger, por si, não possui recursos muito atrativos para a formatação de código, portanto, recorremos ao utilitário dp.SintaxHighlight que faz tanto a formatação quanto a colorização de código-fonte em diversas linguagens. As linguagens habilitadas aqui são: C#, VB, Java, JavaScript, SQL e XML.
Para escrever uma postagem com código-fonte, utilize o seguinte formato:
<pre name="code" class="linguagem"> código... </pre>
Para isso, no editor do post, você precisa mudar para o modo HTML através do link "Editar Html".
Um exemplo
Para apresentar o código-fonte de uma determinada função em C#, pode-se utilizar o seguinte:
<pre name="code" class="c#"> public string Calcular(int a, int b) { return a + b * 2; } </pre>
E o resultado será:
public string Calcular(int a, int b) { return a + b * 2; }
Também é possível utilizar uma tag textarea, assim:
E o resultado será:
Nesse caso, o interessante é que o código incluirá, automaticamente, quebras de linha, de modo que seja apresentada a quantidade correta de colunas.
Configurando o blog
Um requisito importante é que no layout html do blog estejam inseridos alguns scripts no final da página, antes de fechar a tag body:
Mas isso só precisa ser feito nas configurações do blog.
Dica
Depois de começar a editar sua postagem em HTML, pelo menos utilizando o editor do blogger, não fique alternando entre "Editar Html" e "Escrever", pois serão, automaticamente, inseridos alguns elementos indesejados, como <br />.
Primeiro (ou A Petição)
Saudações!
No primeiro post um relato de uma feliz coincidência: ao habilitar o widget "quotation of the day" (citação do dia), a citação, do sr. Robert Louis Stevenson, dizia:
Give us courage and gaiety and the quiet mind. Spare to us our friends, soften to us our enemies. Bless us, if it may be, in all our innocent endeavors. If it may not, give us the strength to encounter that which is to come, that we be brave in peril, constant in tribulation, temperate in wrath, and in all changes of fortune and down to the gates of death, loyal and loving one to another.
Antes de falar da tradução ou de algum sentido sobre essa citação, um pouco de história: Robert Louis Stevenson (13/11/1850) é o não tão famoso escritor da famosa obra "O Médico e o Monstro". Na verdade, só a própria obra já seria motivo para comentarmos bastante aqui, mas, o que interessa é a citação. Então vamos à sua tradução:
Dê-nos coragem e vivacidade e a mente calma. Poupem-nos nossos amigos, sejam mais brandos nossos inimigos. Abençoa-nos, se possível, em todos os nossos esforços inocentes. Se não for possível, dê-nos a força para encontrar aquilo que está por vir, que sejamos bravos no perigo, constantes na tribulação, temperados na ira, e em todas as mudanças de sorte até os portões da morte, leais e amando uns aos outros.
Bom, para o cidadão escrever a angústia do médico que vira seu próprio veneno mas encontra nele a si próprio (momento filosófico) entenda também a força das palavras dessa pequena oração. Sem me demorar a respeito dessa petição, alguns pontos importantes sobre o que está menos explícito:
primeiro, está implícito, mas a petição tem destinatário certo: Deus.
"Dê-nos coragem e vivacidade e a mente calma" -- bom, nada de gracinhas com o "gay" (na verdade, esta palavra é usada para falar exatamente sobre isso: alegria, freneticidade e por aí vai) ficamos com o significado mais adequado aqui. É interessante começar pedindo exatamente isso: coragem, vivacidade e mente calma. Estas três coisas são, na verdade, a base para o restante da petição.
"Poupem-nos nossos amigos, sejam mais brandos nossos inimigos" -- como trabalhamos em grupo, isso é muito importante. Aprender a poupar e a suportar o outro faz parte da base de um bom relacionamento.
"Abençoa-nos, se possível (...) se não for possível (...)" -- devemos ter certo nível de conformidade e entendimento das coisas. A mente inquieta não aceita isso. Mas, em muitas situações, é preciso (principalmente para quem não quer ir de graça pra Araguaína).
"(...) nossos esforços inocentes" -- esforços inocentes são, para pesquisadores e cientistas que somos, uma característica quase que fundamental. É a inocência no questionamento constante. É o olhar sempre curioso seja a respeito do que for. É o não se contentar quando o professor fala de determinado assunto em sala de aula e o ir atrás do "sempre mais". Aliás, pode ser que já tenham ouvido falar a respeito disso, mas como professor é sempre bom dizer: o objetivo de um professor é que seu aluno o supere. Isso aí. De verdade.
"força para encontrar aquilo que está por vir" -- falando do futuro e de incertezas, nada mais sensato do que pedir forças para (ou ao) enfrentar aquilo que ainda será. O sentido do texto original é até mais do que "encontrar" (a tradução mais direta para "encounter"). Partindo da base da palavra "counter" podemos entender esta palavra também como "contar" ou "contabilizar". Mas como contar ou contabilizar o futuro? Alguém disse uma vez que é preciso entender o passado e o presente para compreender (ou "enfrentar") o futuro. Pense nisso.
"que sejamos bravos no perigo" -- contextualizado, que não tenhamos medo de perder uma noite de sono para concluir, e bem, o trabalho do dia seguinte. Ainda que seja preciso tomar uma garrafa de café e ficar sem tomar banho por um dia. Ainda que... ok, você entendeu a mensagem.
"constantes na tribulação" -- mente calma (com uma certa e necessária frieza) mais bravura ao enfrentar o perigo resulta em constância. Essa é uma pré-conclusão. Válida.
"temperados na ira" -- ainda contextualizando, que você não queira quebrar o nariz do seu "colega", ainda que ele tenha dado um SHIFT+DEL no .doc do seu TCC. Arre!
"e em todas as mudanças de sorte até os portões da morte, leais e amando uns aos outros" -- a primeira parte é, sim, dramática -- e muito -- mas é justamente a petição de que mesmo em momentos em que o Windows dê BSOD ou o Linux dê Kernel Panic, ou que você tenha conseguido enviar aquele trabalho faltando um segundo para o prazo final, ou que tenha acertado um "head shot" naquele mala do seu colega de trabalho na partida de CS, nos extemos, ainda assim você se mantenha leal e amando o outro.
Isso tudo não é fácil. Justamente e justificadamente por isso, a petição.
É isso. Nada mais a dizer. Só "amém!". E seja bem-vindo :)
Para saber mais: